segunda-feira, 13 de julho de 2009

Auto-Ajuda ajuda ? ? ?

Atualmente há um grande número de livros, sites e até mesmo cursos de auto-ajuda. Diversos são os temas abordados como, por exemplo, ambiente corporativo, esporte, qualidade de vida, aprimoramento intelectual e emocional, dicas sobre profissões, mais especificamente, ligadas às vendas e liderança, e em sua grande maioria, os temas psicológicos.
Os temas são tratados de uma maneira bastante educativa, onde alguém ensina e alguém aprende, às vezes se ajusta ou se adapta a alguma situação. Nestes casos há uma substituição de determinados modos de ser, de estar e de agir de um indivíduo por um outro modo tido como necessário à convivência ou ao ajustamento do mesmo ao seu grupo ou à sociedade.
Falando em ajustamento e adaptação é fácil vir logo à mente os títulos comumente utilizados pela auto-ajuda: O melhor dos... ; 100 dicas para...; O segredo de...; O poder do... ; O campeão...; Seja um líder em...
As sugestões ou dicas são formatadas como um manual, com respostas prontas. São oferecidas algumas coisas (saúde, riqueza) e é evidenciada a idéia de que para que isto aconteça, basta apenas que o indivíduo acredite em si próprio e siga o manual.
O que não fica claro é que estes desejos podem não ser atingidos.
Quando isto acontece, poderão ser experimentados sentimentos de frustração, infelicidade e incapacidade de realizar seus objetivos, às vezes sentidos mais fortemente do que os que a pessoa estava sentindo antes de procurar a auto-ajuda.
Ainda há mensagens que colocam a responsabilidade pelo sucesso ou não do alcance aos objetivos, no tamanho da vontade do indivíduo em realizar os seus desejos.
A felicidade é tida como uma questão de escolha, independente da situação e da história de vida da pessoa.
A auto-ajuda acaba buscando apoio para as inquietações humanas, mas sem fazer com que a pessoa entenda direito o por que daquele sentimento, a causa de determinado comportamento, a origem de seus questionamentos e quais são suas reais dificuldades.
Será que estas sugestões dadas como uma receita idêntica para todas as pessoas podem aplacar verdadeiramente os sofrimentos tão particulares de cada pessoa que procura a auto-ajuda?

Bem-vindo à este blog!

Olá!
Leia os textos, comente e deixe sugestões de temas sobre os quais você gostaria de obter mais informações.
Conto com a sua participação!